terça-feira, 8 de julho de 2008

"Faça seu aprendizado maior que sua experiencia"

Neste post vamos aprender que o aprendizado contínuo é fundamental para o crescimento na vida. Você pode ter muita experiência e não ser esperto o suficiente em relação ao que fez, viu e ouviu. A experiência, sozinha, não garante o crescimento e desenvolvimento na vida, mas se você puder enxergar e transformar essas experiências em lições, cada dia será uma fonte de aprendizado. As pessoas talentosas são as que têm capacidade de transformar cada situação ou evento, por menor que seja em um grande avanço de idéias e ações.

De acordo com o livro "As 10 leis do crescimento pessoal" - cada experiência que você já teve divide-se em duas partes: as partes relacionadas com a experiência que FUNCIONARAM e aquelas que NÃO FUNCIONARAM.


 As que funcionaram, estão relacionadas às partes da experiência que o fizeram avançar ao expandir sua sensação de capacidade e autoconfiança.
 Depois de identificado esses dois aspectos de experiência, você passa a tomar consciência de novas maneiras de maximizar os sucessos e de contornar ou eliminar ou fracassos. Idéias originais se manifestam, e modos melhores e mais eficazes de agir tornam-se possíveis. .Ao dizer que NÃO FUNCIONARAM, nos referimos ao oposto, aos aspectos que bloquearam ou delimitaram sua noção de capacidade e autoconfiança.

 A experiência se transforma em crescimento e adquiri um significado positivo.
Não podemos escolher todas as nossas experiências, mas podemos decidir o que fazer com elas. Pode-se usar como desculpa, como válvula de escape para quando quiser chorar ou enterrá-las como esqueletos, que sempre aparecem mais tarde. Ou pode optar por usá-las como matéria-prima para o aprendizado, utilizando a emoção por trás dela para se automotivar..
Uma dica para aprender a transformar suas experiências: tente se concentrar em uma experiência escolha uma que ainda se sinta afetado emocionalmente quando pensa no assunto. Pense nos sucessos e fracassos envolvidos, talvez valha à pena escrever o que lhe vem à cabeça, pense no que poderia fazer melhor da próxima vez, e use esse aprendizado para seguir em frente!!!.
E aqui deixo o meu abraço! Até o próximo post!!.

0 comentários:

Postar um comentário