terça-feira, 15 de julho de 2008

Chefe X Subordinado

Atendendo a uma sugestão que me foi enviada por e-mail (blog.carreira@hotmail.com), irei falar neste post sobre chefes centralizadores e algumas sugestões de como devemos nos comportar diante de algumas situações.
.
“Gostaria de saber como lidar com chefes centralizadores, que não gostam de ensinar por medo de perder o emprego ou aquele que sempre quer tomar a frente de tudo. Desta forma acabo ficando desmotivado" K.M. 26 anos..
.
A relação com o chefe é tensa por natureza. Mas há como evitar que isso se transforme num suplício.


Para entender melhor, o chefe centralizador é aquele que não sabe, não consegue ou não tem a menor vontade de delegar. Como é de se esperar, o chefe centralizador vive sobrecarregado de trabalho e alardeia isso pelos corredores da empresa, dando a entender que não se pode contar com a equipe. O final disso, é que as pessoas que trabalha duro ao seu lado ficam desmotivadas e frustradas.

Esse tipo de chefe que não delega, poda as iniciativas dos subordinados e se acha o dono da verdade, pode provocar na carreira de seus funcionários um período de estagnação. Mas nem tudo está perdido, você pode conseguir furar esse bloqueio ao seu sucesso, quer saber como?
Procure deixar claro que você quer mais responsabilidades e que se sente preparado para assumi-las, é claro que seu chefe irá conferir não só uma ou duas vezes o seu trabalho, mas irá fazer isso tantas vezes o quanto for necessário, e quem sabe, com o tempo o seu chefe se torne um aliado, se você der conta do recado, é claro!

.Existe sim a transferência de tarefas, mas o ato de delegar, ainda está longe do desejado. A maioria dos chefes não dá liberdade para que seus subordinados julguem, decidam e executem segundo seus próprios métodos. O que acontece, na verdade, é uma delegação pela metade, os funcionários assumem responsabilidades, mas não tem uma visão do todo, o chefe passa a bola, mas não deixa claro o que a organização espera do serviço.
O resultado? Um funcionário que vive angustiado por não saber se está ou não fazendo o trabalho bem feito, por isso torna-se resistente a novas tarefas.
.Aí vão algumas dicas, extraídas da revista "Você S/A", para lidar com um chefe difícil:
.
• Separe o que é seu - Analise cuidadosamente qual ponto de seu trabalho está sendo criticado pelo chefe. "Existem coisas que estão muito mais relacionadas à maneira como ele lida com o poder do que com o próprio funcionário", diz Maria Aparecida Rhein Schirato, da Rhein Schirato Consultores.
.
• Deixe para amanhã - Se o chefe está num mau dia, fale com ele depois.
.
• Dê e peça feedback o tempo todo - Um sapo aqui, outro lá e, quando você perceber, já engoliu um brejo inteiro. Por isso, resolva as pendências assim que elas aparecerem.
.
• Inclua-se na história - Não acuse o chefe quando for conversar com ele - afinal, o problema é seu também. O melhor é adotar um discurso do tipo "sua ansiedade está fazendo com que eu me desconcentre. Você me faz tantas cobranças que fico sem saber por onde começar".
.
• Converse no escritório - Já que o assunto é trabalho, a conversa deve ser na empresa mesmo.
.
• Esfrie a cabeça - Se tudo o que você quer é gritar e sair batendo porta, contenha-se! "Quem age dessa maneira mostra que não é profissional. E um mau chefe vai deitar e rolar com essa situação", diz Maria Aparecida.
.
• Faça uma limonada - Como é muito difícil encontrar alguém 100% incompetente, veja o que é possível aprender com seu chefe. "Se você tem um líder fraco, pode aproveitar para desenvolver sua autonomia", diz a consultora Irene Azevedo, da KPMG. Só não entre naquela de ficar reclamando pelos cantos, porque não há nada mais antiprofissional - e chato - do que isso.
.
• Quebre o silêncio - Isso vale principalmente para pessoas que estão sofrendo algum tipo de assédio. Quando for conversar com o chefe, faça-o na presença de uma testemunha. Se não resolver, converse também com o superior dele. "E, se o caso for grave, leve o assunto para fora da empresa, ao sindicato ou a um advogado", diz a médica do trabalho Margarida Barreto.
.
.

(Fonte: http://vocesa.abril.uol.com.br/edi41/capa4.shl)
.
.

2 comentários:

  1. Realmente está muito bom esse post, as definições do chefe. Parabéns =)

    ResponderExcluir
  2. e se o seu chefe é bem ignorante e subordina seus empregados, não aceitando nenhum comentario e sugestão...
    Qual a lei que ampara o funcionario publico?

    ResponderExcluir