terça-feira, 22 de julho de 2008

Faça da sua Carreira um Sucesso!

As maior parte das empresas não estão preocupadas com seu futuro ou seu plano de carreira, você é responsável por definir seus objetivos, isto é, definir onde, quando e como atingir suas metas. Sem planejamento de carreira, você vai ser um mero ator secundário no projeto de qualquer outro.
.
Para um plano de carreira ser eficiente, antes de mais nada, é preciso colocá-lo no papel para pôr em prática estratégias claras e fazer uma auto-avaliação consistente. Qualquer profissional que esteja chegando ao mercado de trabalho agora ou que já faça parte do grupo de pessoas que estão empregadas tem que ter sempre um plano de carreira. Vale lembrar que não existe mais espaço em uma organização para "fazer carreira". Como as empresas podem oferecer "estabilidade" se elas não têm?

A conseqüência da falta de planejamento de carreira é uma direção mal definida, se não temos um objetivo de vida (isso inclui a carreira também) ficamos pulando de galho em galho e mudando de rumo a cada brisa e não chegaremos a lugar algum. Mas isso não significa que devemos nos agarrar em uma decisão e ficar dando murro em ponta de faca quando percebemos que não existe mais mercado para o que fazemos, devemos estar sempre prontos a mudar, mas manter um foco significativo o suficiente para mantermos a vista fixa nele.
..
“Ser bem-sucedido é uma decisão pessoal, não um presente. Saber o que quer é meio caminho andado para atingi-lo”.
A realidade neste mundo tão competitivo é que ninguém em empresa alguma estará lá para cuidar da sua carreira, o que as empresas modernas e boas podem fazer é criar condições para que o seu projeto se realize. De nada adianta ficar na espera de encontrar alguém que elabore o SEU plano de carreira e a quem você possa dizer: "Eis-me aqui, senhor, faça de mim um vice-presidente!"
.
Se ficar esperando que o seu sucesso caia do céu, sinto em lhe dizer meu caro, mas só caíra chuva, e quem sabe, um belo raio em sua cabeça.
.

A elaboração de um plano de carreira, é um momento para conhecermos melhor as nossas habilidades, é quando você precisa sentar sozinho e listar tudo o que você conhece, respondendo algumas perguntas:
.
1) O que eu sei fazer?
2)Pense no seu chefe, colegas de trabalho, fornecedores e acionistas como clientes. O que você tem a oferecer para eles?
2) O que faço de melhor?
3) Quais são minhas realizações?
4) Qual área de conhecimento tenho mais facilidade de desenvolvimento?
.
É preciso que você entenda que somente você tem as respostas para estas perguntas, seja sincero..Após listar suas habilidades, você precisa vender suas idéias de modo objetivo, por isso, estabeleça um foco, definindo, por exemplo, em qual empresa você quer trabalhar? Qual função quer exercer? Você possui requisitos para atender a função? Conhece a empresa que pretende trabalhar?
.
Conhecer a si mesmo é o primeiro passo para o sucesso e conhecendo suas qualificações você tem condições de VENDER a suas idéias e seus resultados.
.
"Você é o presidente da sua vida"
.
Um abraço a todos e fique a vontade para mandar seu comentário ou entrar em contato pelo e-mail blog.carreira@hotmail.com para deixar suas duvidas, sugestões ou criticas!
.
.Até o próximo post!

Um comentário: