quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Plano de Carreira - Mudanças

Como o próprio Darwin disse: “Não é o mais forte da espécie que sobrevive, nem o mais inteligente, mas sim aquele que responder melhor às mudanças”.
O mundo vive em constantes mudanças políticas, tecnológicas, economias, pessoais e na empresa. Agora eu pergunto para você: Estamos preparados para mudanças?
.
Alguns sim, outros não. Existem alguns profissionais que quando “ouvem” a palavra mudança reagem de forma negativa. Tem medo do novo, mas isso de certa forma é absolutamente normal.
  Todas as pessoas têm medo do desconhecido, ainda mais em se tratando de especificamente mudanças nas empresas. Mudar significa trabalhar mais, sair da zona de conforto. É por isso que engordamos com tanta facilidade, porque para emagrecer é preciso mudar de hábitos, mudar de lugar, mudar de vida.
.
Vocês conhecem pessoas assim, que não aceitam mudanças?
Pessoas que fazem do seu trabalho uma rotina e quando percebem qualquer sinal de mudança criam os mais inusitados obstáculos?

“Não é o mais forte da espécie que sobrevive, nem o mais inteligente, mas sim aquele que responder melhor às mudanças” (Darwin)
.
É, isso existe em todos os lugares. Mas cabe a você ser diferente, ter sucesso, obter reconhecimento no que faz, toda mudança exige crescimento, toda mudança expõe falhas nos processos e principalmente: Mudança traz demissão para os não preparados.
.
Por que surgem as mudanças?
.
É o ambiente que determina quando devemos mudar. Mudanças na empresa são respostas às circunstâncias. Você veste um casaco porque o tempo mudou, pega o guarda-chuva para sair porque a chuva cai e por aí vai. Não há como mudar as circunstâncias — chuva, frio, calor, neve — mas há como mudar o modo como você interage com essas circunstâncias, se defende das ameaças que representam ou as utiliza como alavanca para novas oportunidades. Vender guarda-chuva, por exemplo. O ambiente de negócios é mutante e cada vez mais dinâmico nessa capacidade de mudar.
.
Mudanças são inevitáveis, e você deve estar sempre pronto para mudar, pois ou você muda, ou é mudado, trocado por outras pessoas. Nem todos estão prontos para acompanhar mudanças. O medo de assumir riscos é um problema na hora de mudar.
.
Por estes motivos, é preciso que você esteja com o seu plano de carreira atualizado e bem claro a respeito do que você quer, para que em momentos de mudanças saiba por que caminho percorrer e saiba enxergar uma oportunidade em uma crise.
.
Cabe a você ter a atitude de querer mudar. A mudança começa dentro de você. Mudança no planejamento de sua carreira.
.
Sucesso e que venham as mudanças!
.

0 comentários:

Postar um comentário