terça-feira, 9 de setembro de 2008

Você sabe o que é conflito? ... Tem certeza?

Administrar conflitos nos dias atuais é perfeitamente normal e até desejável. Devido às constantes modificações que são implementadas nas organizações com alto grau de complexidades e especializações, fazem com que o conflito seja uma constante no ambiente de trabalho.
.
Os Conflitos são inerentes da vida em grupo e normalmente são gerados pela escassez de recursos para satisfazer todas as necessidades e desejos individuais.
.
Existem ainda, três caminhos do conflito:

  • Recusa do conflito - é o caminho que conduz a impossibilidade ou recusa de dialogo, gera inquietação, irritabilidade, ansiedade e até mesmo estados graves de neurose.

  • Caminho declarado - é o caminho da guerra, da luta que resulta com a intenção declarada das partes em eliminar o outro.

  • Caminho assumido - é o caminho da busca da solução do problema, cada uma das partes aceita, autenticamente, examinar a situação existente e pode levar esse esforço na colocação prática de uma solução. O conflito é transformado em um problema a ser resolvido.
Os Conflitos ainda podem ter algumas conotações:.

  • Negativas - O conflito em si não é danoso e suas consequências poderão ser positivas ou negativas, dependendo do contexto, aprofundamento do modo como é enfrentado e administrado.

  • Neutro - Gera tensão, competição, reconciliação e negociação.

  • Positivo - Gera oportunidade, crescimento, desenvolvimento e aventura.
.
O conflito gera alguns pontos negativos como: estagnação do sistema (morfoestase) e crises que possibilitam mudanças significativas para o crescimento pessoal, grupal e social (morfogênese). Mas também existem os pontos positivos que colaboram para o desenvolvimento de uma equipe, pessoal e organizacional, como por exemplo, rompe a rotina, mobiliza energia, desvenda problemas, excita a imaginação, estimula a criatividade, aguça a percepção e raciocínio dos envolvidos.
.
Depois deste post acredito que você já deva ter uma idéia mais clara sobre o que é conflito. Se desejar, poderá testar seus conhecimentos e habilidades fazendo o teste: "Você sabe Lidar com conflitos?" no link de TESTES no menu ao lado.
.
Não se esqueça de deixar sua opinião sobre este post no campo comentários.
Até a próxima!

Um comentário:

  1. Oi querida Cybele! parabéns pela glamourosa definição sobre "conflito"

    ResponderExcluir