quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Fases do conflito

Segundo a Wikipédia, "O conflito surge quando há a necessidade de escolha entre situações que podem ser consideradas incompatíveis.Todas as situações de conflito são antagônicas e perturbam a ação ou a tomada de decisão por parte da pessoa ou de grupos. Trata-se de um fenômeno subjetivo, muitas vezes inconsciente ou de difícil percepção. As situações de conflito podem ser resultado da concorrência de respostas incompatíveis, ou seja, um choque de motivos, ou informações desencontradas".

.Veja logo abaixo as fases de um conflito:

.1. Fase inicial:
.Antes de tratar um conflito é necessário saber se as pessoas envolvidas estão conscientes do problema e dispostas a despender os esforços necessários para buscarem a solução. Nesta fase geralmente temos consciência escassa do problema, indisposição para tratá-lo, os esforços estão dispersos e falta disposição para defrontar-se com a situação, quanto a isto procure:.

  • Levantar os indícios, dados e fatos pertinentes, e discuta com as pessoas envolvidas.

  • Mostre às pessoas envolvidas os benefícios potenciais do tratamento do problema.

  • Ouça atentamente, encoraje-as, desfaça as defesas e as resistências..
Tendo conseguido a adesão significativa, o conflito está maduro e pronto para ser tratado, passe então para a fase seguinte.
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2. Fase Decisiva.
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Esta é a fase decisiva na administração de conflitos, fique atento aos seguintes itens:

  • Provoque a explicitação dos termos do conflito, faça aparecerem as queixas. Peça dados e fatos e evite avaliações precipitadas.

  • Evidencie as posições diante do problema, quais as prioridades, pretensões, divergências, riscos e temores.

  • Faça um diagnóstico do problema, estabelecendo as causas, fontes, implicações e alternativas de ação..
Nesta etapa geralmente surgem informações divergentes devido a mal-entendido, linguagens, enfoques e percepções diferentes do problema, valores e interesses conflitantes (o que é bom para um não o é para o outro), estados emocionais alterados (cabeças quentes), jogo de poder (um pode, ou pensa que pode mais do que o outro), questões irrelevantes que pouco ou nada contribuem ou tem a ver com o problema.
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Planeje e implemente as ações indicadas, monitorando continuamente os efeitos emocionais e medindo as tensões..Feito isto passe a fase seguinte.
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3. Fase de Manutenção.
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Esta é a fase de acompanhamento e avaliação, observe:

  • Faça o controle das medidas acertadas.

  • Verifique os resultados alcançados e divulgue os sucessos.

  • Verifique os desvios e promova a redefinição e as correções de rumo.

  • Faça com que os envolvidos realimentem o processo e identifiquem novas oportunidades para administração de conflitos....
Conflitos bem administrados tendem a desfazer-se e o potencial por ele gerado pode ser aproveitado pelas pessoas e pela organização..
"O RECONHECIMENTO DO CONFLITO PREDISPÕE AS PESSOAS A AGIR AO INVÉS DE NEGAR "
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Consequências da omissão do conflito:
.As consequências da omissão do conflito ou da incompetência em administrar conflitos são:.

  1. Sabotagem - Aberta ou mascarada.

  2. Deslealdade - Com a organização, com os chefes e aos colegas. Tentativa de destruir os outros.

  3. Auto -preservação - Não aceitação de responsabilidades. Omissão ou anonimato.

  4. Acomodação - Renúncia altruísta em nome do "interesse comum".

  5. Alienação - Desligamento, busca de outros interesses fora do trabalho. Presente de "espírito ausente". Criança submissa.

  6. Segregação adaptativa - Deixa disso, evite sempre o contato direto.

  7. Polarização melodramática - Tudo é culpa deles. Criança rebelde...
Sugestões para o processo de administração de conflitos:

  1. Acompanhe as várias fases do processo de evolução do conflito.

  2. Evite precipitações e adiamento do tratamento.

  3. Use a estratégia adequada à natureza do conflito.

  4. Considere os desdobramentos necessários.

  5. Contenha as tensões emocionais.

  6. Diagnostique de forma objetiva e impessoal as causas do conflito.

  7. Despolarize a solução do conflito.

  8. Procure ser empático.

  9. Inicie com as semelhanças ao invés das divergências..
Para encerrar este post, deixo aqui mais um convite para você testar seus conhecimentos e habilidades fazendo o teste: "Você sabe Lidar com conflitos?" no link de TESTES no menu ao lado.
Obrigada a todos pela visita e até o próximo post!

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