quinta-feira, 28 de agosto de 2008

"Faça sua gratidão maior que seu sucesso"

Dando continuidade ao livro "As 10 leis do crescimento pessoal", seguindo agora pela quinta lei vamos observar que apenas uma pequena percentagem de pessoas é bem-sucedida no longo prazo. Essas pessoas incríveis reconhecem que todo sucesso tem lugar por meio da ajuda de muitas pessoas e sentem-se gratas pelo apoio que recebem.
.
Mas muitas pessoas à medida que se tornam mais egocêntricas e isoladas, elas perdem a criatividade e a capacidade de ser bem-sucedida. Reconheça continuamente a contribuição dos outros e você, automaticamente se sentirá motivado a realizar ainda mais em prol daqueles que o ajudaram.
.
Todos nós temos uma idéia particular sobre o que significa o sucesso. Para alguns o sucesso se mede em função do que possuem o que pode incluir circunstâncias ou bens materiais, e também de caráter esotérico, qualidades como amor, sabedoria e destreza; realizações particulares; certos tipos de relacionamentos e uma qualidade de vida específica.
.
É possível, porém, reunirmos tudo isso e não sermos felizes, isso acontece quando as pessoas alcançam a idéia que fazem do sucesso, quando acham que "chegaram lá" e daí param de crescer.Para uma pessoa comprometida com a idéia de crescer na vida, o sucesso é um processo, não um destino..
"RECONHEÇA O QUE FAZ COM QUE TUDO SEJA POSSÍVEL”.
A gratidão, a meu ver, e acredito que também é de muitas outras pessoas, a maior garantia de uma interação contínua e bem-sucedida com o mundo ao longo de toda uma vida. Olhe em volta agora, caso precise de uma prova, observe tudo no seu ambiente que foi criado por outras pessoas, as ferramentas que você usa, a cadeira onde está sentado, o computador ao qual você está lendo este texto. Enfim, é quase impossível definir quantas pessoas, quanta criatividade e quanto esforço foram necessários para criar o ambiente em que você está agora..
“PONHA EM PRÁTICA A "GRATIDÃO PROATIVA”
.
Aprendemos desde cedo a agradecer às pessoas quando elas fazem algo por nós, mas existem muito mais coisas pelas quais devemos ser gratos. Podemos agradecer de um modo "proativo", valorizando mais o mundo em que vivemos e as pessoas que conhecemos e não conhecemos. E digo mais, é verdade que aquilo que valorizamos se valoriza. As pessoas gostam de trabalhar com aqueles que as apreciam. Os recursos são atraídos para o lugar onde são mais valorizados.
.
Retirei do livro, o qual foi anunciado no inicio do post, um exercício rápido onde você poderá experimentar e demonstrar como a gratidão pode modificar a maneira de ver as coisas:
.
1. Escolha qualquer pessoa que você conhece e reflita a cerca do que aprecia nela;
2. Escreva tudo em um papel;
3. Procure pensar em pelo menos 10 coisas. Seja criativo, se necessário.
.Observe, então, como sua atitude em relação a essa pessoa mudou.
O livro também sugere que, se você quiser dar mais um passo, descreva para a pessoa o motivo de sua gratidão e observe a reação dela.
Veja bem, você pode praticar a gratidão proativa e criativa quando inclui na lista pessoas, eventos e circunstâncias que você aprecia sem um motivo determinado, bem como aqueles que, de algum modo, o tenha favorecido diretamente.
.A gratidão também atua automaticamente para eliminar três características mentais que mais debilitam o sucesso pessoal: o isolamento, o egocentrismo e a arrogância. As pessoas que se isolam, se desligam do conhecimento, dos recursos e do potencial que os outros podem oferecer. As pessoas egocêntricas destroem continuamente a boa vontade e o apoio dos outros. E as arrogantes encontram cada vez mais resistência alheia.
.
Bom pessoal, o ultimo recado deste post que deixo para vocês é que se concentrem em valorizar os outros e agradecer pelo que fizeram e as circunstancias sempre se expandirão para respaldar seu crescente sucesso.
.
Espero que cada vez mais possa ajudá-los a resolver questões sobre desenvolvimento pessoal e profissional. Podem mandar suas dúvidas e sugestões!
.
Grande abraço e até a próxima.

2 comentários:

  1. Olá Cibele!
    Execelênte Artigo! No livro: "Os 7 hábitos das pessoas altamente efeicazes", Stephen Covey fala sobre "Ganha-ganha" e "Sinergia". Ninguém pode alcançar verdadeiro sucesso sozinho. A interdependência é superior a independência.
    Ah, logo estarei mudando definitivamente meu endereço do blog Proatividade, assim que eu mudar em definitivo te aviso ok?
    Se quiser dar uma olhada no novo ai está o link
    http://serproativo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Rogério!!
    É isso aí! Não existe sucesso individual, ninguém vence sozinho, precisamos das pessoas para nos desenvolver, é um espirito de cooperação!
    Adorei o seu blog repaginado! Ficou muito bom! Parabéns a você, por dividir os seus conhecimentos com todos nós, seus leitores!
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir