terça-feira, 9 de setembro de 2008

9 de Setembro... Dia do Administrador

O administrador é aquele profissional que planeja, organiza, coordena e controla as atividades e processos das organizações, no sentido de proporcionar o desenvolvimento sócio-econômico das mesmas, e conseqüentemente, da sociedade em geral.
.
No dia 09 de setembro se comemora o dia desses profissionais, que possuem uma importância incrível na sociedade.
Sem os administradores, não teríamos o desenvolvimento das organizações, assim, os outros profissionais não iriam ter oportunidades de emprego, sem contar o caos social que se instalaria na sociedade sob essas condições.
 
.Os primeiros administradores ao longo da história foram os gerentes das companhias de navegação inglesas, em meados do século XVII. A escolha da data para ser o dia do administrador se deu pelo fato de que nesse dia, em 1965, foi assinada a lei que criou, oficialmente, a profissão de Administrador no Brasil. O dia do Administrador foi instituído pela Resolução CFA nº. 65/68, de 09/12/68.
.
O profissional pode atuar em empresas públicas ou privadas, nas mais diversas áreas. Empresas pequenas, médias ou de grande porte, nacionais ou multinacionais, constituem um mercado em potencial.
.
Na parte de auditoria, o administrador tem como função acompanhar exames periciais de toda a parte contábil da empresa, incluindo balanços, estoques e caixa.
.
Na área de controladoria, gerencia a aplicação de orçamentos e analisa de perto o controle de custos. Já no setor de recursos humanos, pode atuar na seleção, contratação, capacitação e treinamento de pessoal, bem como na coordenação de planos de cargos e salários e na implantação de programas de benefícios e serviços concedidos pela empresa.
.
Na área de comércio exterior, o administrador cuida da parte de exportação e importação da empresa, além de suas relações com organizações internacionais. O profissional pode atuar ainda na área de administração hospitalar, gerenciando empresas de convênio de saúde, clínicas, prontos-socorros e hospitais.
.
Nos últimos tempos, tem conquistado novos espaços como Internet e organizações não governamentais. Mas para exercer a profissão, lembre-se: é preciso obter o registro no Conselho Regional de Administração.
.
É com muito entusiasmo que cumprimento as Administradoras e os Administradores nestes 43 anos de regulamentação da nossa profissão, consagrada pela Lei 4769, de 9 de setembro de 1965.
Assim, é com imensa alegria que abraço cada um dos colegas, Administradoras e Administradores, que conosco lutam para que a nossa missão seja cumprida a cada dia.
.

Um comentário:

  1. Comemoramos no dia 9 de setembro, o dia do administrador em todo país. A profissão completa hoje 47anos, e é com grande orgulho eu desejo á todos os bacharéis em administração e futuros bacharéis muito sucesso, o administrador de empresas possui um papel fundamental para o desenvolvimento do país. Em uma organização a contribuição do mesmo se faz necessário, imagine uma empresa sem esse profissional? O planejamento, liderança, controle, organização entre outros é de rotina do administrador no dia a dia. Diante de tão conjuntura, podemos afirmar que, o administrador tem a função de atender todas as partes interessadas da organização; a sociedade e os acionistas que visam através da mesma ter suas necessidades atendidas.
    Aproveitando esse momento solene para deixar o meu protesto á todos os concelhos de todos os estados que fiscalizam a profissão, existem muitas pessoas exercendo a função de administrador ilegal, sem nenhuma qualificação e registro no conselho, isso é uma falta de respeito com aqueles que passam horas e horas de estudo como eu, 4 anos de dedicação que lutam para o crescimento da profissão e aperfeiçoamento também, pois o administrador é um INOVADOR, busca e cria novos caminhos para uma gestão eficiente e eficaz. Peço á todos os conselhos que sejam mais rigorosos na fiscalização, além daqueles que usufrui da profissão ilegal, nos dias de hoje um engenheiro é administrador, veterinário, advogado recebe o nome de administrador, se habilita para tal, são profissões completamente diferentes, logo porque cada um tem seu conselho de fiscalização, cada um em seu lugar.
    VAMOS LUTAR FAZER VALER NOSSOS DIREITOS E DENUNCIAR OS LEIGOS DESPREPARADOS NA ADMINISTRAÇÃO, POIS ADMINISTRAÇÃO É PARA ADMINISTRADOR REGISTARDO CAPAZES DE GERENCIAR UMA EMPRESA COMO TODO E NÃO SÓ ASSINAR PAPEIS, O ADMINISTRADOR QUALIFICADO É AQUELE QUE LUTA PELO O DESENVOLVIMENTO CONTÍNUO NÃO SÓ DA ORGANIZAÇÃO MAIS TAMBÉM EM SEU APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL.

    André Cardoso
    admconsultoriaonline@hotmail.com

    ResponderExcluir