segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Grupo X Equipe

Semana passada em minha aula de Seminários de Tópicos Avançados, com o Prof. Mestre João Galbiatti Filho, foi discutido um tema que prendeu muito a minha atenção, por ser um dos temas que mais gosto de discutir, a questão da diferença entre ser um GRUPO e ser uma EQUIPE.
.
Mas existe diferença?
.
Sim. Para facilitar irei começar com a definição do que é um grupo e uma equipe.
No grupo todos trabalham voltados para os mesmos objetivos e têm seus papéis e funções definidos. Não obstante, os resultados ficam aquém do esperado. Por que será?
 
.A realidade é a seguinte, ninguém sabe direito o que o outro pensa porque as pessoas ou não se comunicam ou falam de forma política sem dizer o que realmente pensam. Às vezes alguns falam, mas de forma descontrolada e sem habilidade. É também cada um por si, ninguém toma a iniciativa de ajudar o outro. Aliás, existem muitas divergências relacionadas a problemas do trabalho e também diferenças de valores pessoais.
Em alguns casos essas divergências e problemas de relacionamentos são manifestados, nos outros casos são mascaradas por razões políticas. Há muito fingimento, faz-se de conta que está tudo bem.
.
Você deve me perguntar, e os Líderes?
.
Estes, para se diferenciarem e se afirmarem, mantêm-se distantes, aparecem somente para dar ordens. Ninguém tem a liberdade nem o clima para dizer o que pensa dos colegas e muito menos dos chefes. Já estes falam, às vezes, de forma muito franca e rude, e ninguém nesse ambiente toma a iniciativa para saber como é visto. Pelo contrário, todos são muito defensivos e tendem a sentir o Feedback (Feedback é o processo de fornecer dados a uma pessoa ou grupo ajudando-o a melhorar seu desempenho no sentido de atingir seus objetivos) como um ataque.
.
Sintetizando:
.
Grupo é um conjunto de pessoas com objetivos comuns, em geral se reúnem por afinidades. O respeito e os benefícios psicológicos que os membros encontram, em geral, produzem resultados de aceitáveis a bons. No entanto este grupo não é uma equipe.
.
"TODA EQUIPE É UM GRUPO, MAS NEM TODO GRUPO É UMA EQUIPE"
.
Na equipe as coisas são um tanto diferentes. Além de ter os seus membros voltados para os mesmos objetivos com papéis e funções bem definidas, possui uma série de fatores positivos que a distinguem do grupo e garantem a obtenção de excelentes resultados com muita sinergia e criatividade. Por que será?
.
Na equipe existe uma transparência muito grande entre todos. Ninguém esconde o jogo. Cada um sabe o que o outro pensa e sente sobre os assuntos do trabalho, mas tudo de forma muito construtiva! Além disso, o nível de mútua colaboração é ótimo, trabalham realmente em um time. Cada um pode contar com o outro que espontaneamente e prazerosamente se dispõe a dar o apoio e ajuda quando necessário.
.
Nesse ambiente tão bom não quer dizer que não existam conflitos, eles fazem parte do relacionamento humano e se tornam até fator de crescimento se forem trabalhados através do debate conduzido da maneira certa e na hora certa. É isto que acontece na equipe, as lideranças não são distantes, atuam próximas e em conjunto com todos os seus membros que participam ativamente numa rica interação entre todos, favorecendo assim a criatividade e aumentando o comprometimento mútuo.
.
Os líderes são suficientemente seguros para não se sentirem ameaçados pelas idéias de valor que venham de baixo. Ninguém pretende sobressair-se isoladamente. Os resultados é que se destacam como em um bom time de futebol, a equipe toda vibra com o gol do colega porque o time todo sai ganhando.
Em função de tudo isso, existe a prática constante do Feedback que é dado de forma transparente, e sobretudo construtiva, com a receptividade de todos. Líderes e liderados dão e recebem Feedback, mas se o relacionamento é muito bom dentro da equipe que é muito unida, isto não a torna fechada na interação com as outras equipes e áreas da empresa, pelo contrário, a empresa funciona como um time, como já foi visto, com grande colaboração entre equipes e áreas.
.
A comunicação entre todos é ótima e o que é básico, as pessoas se constituem no valor mais importante. Elas se conhecem e se sentem mais profundamente, havendo então muita empatia. Isto aumenta a compreensão mútua e evita os preconceitos e julgamentos superficiais indevidos, assim fica evidente que na equipe, a partir da ótima interação existente, a criatividade, a qualidade e a produtividade são grandes e todos lucram: a empresa tem muito mais resultados e os seus membros são muito mais felizes e tem muito mais qualidade de vida no trabalho, o lugar onde se passa a maior parte do tempo acordado.
Trabalhar efetivamente em equipe compensa para os dois lados: empresa e funcionários. Somente alguém não deve gostar porque sai perdendo com isto: o concorrente!
.
Sintetizando:
.
Equipe é um grupo que compreende seus objetivos e está engajado em alcançá-los de forma compartilhada. A comunicação entre os membros é verdadeira e as opiniões diferentes são estimuladas.
.
Em uma equipe:

  • Assumem-se riscos

  • A equipe investe constantemente em seu próprio crescimento;

  • O grupo transforma-se em equipe quando passa a prestar atenção à sua própria forma de operar e procura resolver os problemas que afetam o seu funcionamento;
.A formação da equipe deve considerar as competências individuais necessárias para o desenvolvimento das atividades e o alcance das metas. O respeito aos princípios da equipe, a interação entre seus membros e especialmente o reconhecimento da interdependência entre seus membros no alcance dos resultados da equipe, deve favorecer ainda os resultados das outras equipes e da organização como um todo. É isso que torna o trabalho desse grupo um verdadeiro trabalho em equipe.
.E para encerrar este post, deixo um convite a vocês para participarem, fazendo seus comentários e deixar suas sugestões.
Para o próximo post sobre gestão de carreira, irei falar sobre conflitos na organização.
Grande abraço a todos.

18 comentários:

  1. Sou estudando de Administração e encontrei neste post uma boa referencia para uma apresentação sobre Equipe x Grupo. Muito Obrigado e Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Sou estudante de Administração, adorei o conteudo as palavras utilizadas para explicar, ficou muito claro, desdejá agradeço muitissimo

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo trabalho, nesse site consegui um resumo do que estava procurando. Ajudou bastante. Também sou estudante de administração e de geração saúde. Obrigado e parabéns de novo.

    ResponderExcluir
  4. Samuel

    Trabalho com pessoas em uma ONG e resolve trabalhar com nossos colaboradores sobre grupoxequipe. Sua exposição sobre o assunto é excelente. Parabéns por sua forma prática e ao mesmo tempo profunda na abordagem do assunto. Parabéns, muito obrigado por sua colaboração.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo texto, estou estudando justamente esta diferença entre equipe e grupo em gestão de pessoas, e achei teu texto muito esclarecedor e bem sintetizado!

    ResponderExcluir
  6. Paabéns pelo Blog e pelo texto sobre Equipe e Grupos. Sou estudante de Administração, moro em Niterói e sempre que posso visito seu blog para assim, me surpreender sempre com os textos e ensinamentos. Mais uma vez, parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigada pela excelente forma como colocou o assunto. Ajudou bastante, as palavras claras e a linguagem fácil.

    ResponderExcluir
  8. parabéns o seu blog e muito bom. principalmente esse tema que você posto e que esta mim ajudando muito com meu trabalho.

    ResponderExcluir
  9. sou estudante de ciência contabeis,fiquei muito satisfeito de encontrar um conteudo tão claro a respeito deste assunto ..Parabns

    ResponderExcluir
  10. davi gostei muito foi de muito ultil

    ResponderExcluir
  11. davi sou aluno de um colegio que tem um curso e tive que pesquisava sobre grupo x equipe e achei esse post e gostei muito e foi de muito aproveitmaento brigado por quem postou

    ResponderExcluir
  12. Davi, Parabéns! Estou vivendo uma experiência na Gestão Escolar de um Centro de Educação Infantil, e estava procurando Conceitos de Grupo e Equipe para trabalhar uma reflexão com meus colegas e suas definições estão muito clara facilitando a montagem do que eu procurava. Muito Obrigado!

    ResponderExcluir
  13. Muito obrigado,esse texto é muito bom. Conteúdo muito interessante e abrange grande parte do que estou procurando. Parabéns pelo texto,achei muito bom. nota 1000

    ResponderExcluir
  14. Olá, sou Técnica em Segurança do Trabalho e estou fazendo uma consultoria sobre o assunto e gostei muito do texto. Ele fala de uma forma clara a qual não nos deixa dúvidas sobre a diferença. Parabéns !

    ResponderExcluir
  15. Interessante o texto quando faz alusão às diferenças entre grupo e equipe.Mas gostaria de saber se a equipe surge da afinidade entre os membros ou fica a mercê do lider?.obrigada!

    ResponderExcluir
  16. Sou estudante de contábilidade e este post foi claro e objetivo. Agradeço a colaboração!

    ResponderExcluir
  17. Parabéns pelo blog!!!! Gostaria que vc falasse sobre tipos e caracteristicas de grupos e de equipes de trabalho?

    ResponderExcluir
  18. radkal fera , quer um biscoito ?

    ResponderExcluir