sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Técnicas para escutar ativamente

Primeiramente peço desculpas aos meus leitores por tanto tempo de ausência. Passei por duas semanas de provas, tcc e uma cirurgia no dente que, diga-se de passagem, foi bem dolorido!
Mas já estou de volta e com novidades, pois este mês que passou fiz uma viagem à BM&F BOVESPA, que foi muito interessante, divertido e cheio de novos conhecimentos e curiosidades, mas como o meu post sobre este assunto ainda não está pronto, vou deixar para comentá-lo no próximo, eu prometo.
.
Por hoje irei postar um texto curto, porém muito interessante sobre como OUVIR BEM as pessoas, não me refiro ao sentido de escutar apenas, mas de ouvir com atenção e valorizar o que seu interlocutor está lhe dizendo e se interessar pelos pensamentos e opiniões dele.
.
Bom, vamos ao texto:
.
"Uma vez que as empresas, sejam elas privadas ou públicas, reconhecem cada vez mais a importância de se saber escutar com eficácia, empenham-se em oferecer cursos de comunicação em que o desenvolvimento da habilidade de escutar desempenha papel essencial.

É muito importante possuir habilidades profissionais, técnicas ou especializações, assim como dispor de grande bagagem de informação, porém isso não basta se nossa intenção for atingir metas de trabalho. Precisamos ser capazes de partilhar tudo isso com os outros e escutar aquilo que esperam de nós.
Desse modo listamos abaixo algumas técnicas para escutar ativamente:
.

  • mantenha uma postura relaxada, porém atenta

  • participe ativamente da conversa, esteja receptivo e disponível a escutar

  • evite escutar e digitar ou escrever ao mesmo tempo

  • use incentivos verbais como “Mm-hum”, “Fale mais”, “Ah?” “Verdade”

  • reduza ao máximo os gestos que possam distrair o interlocutor, tais como: brincar com

  • uma caneta, estralar os dedos, etc.

  • mantenha um contato visual eficiente, procure não desviar o olhar a toda hora balance a cabeça ou sorria

  • fuja a tentação de interromper a pessoa no meio do discurso

  • faça perguntas para checar o que foi dito

  • use a empatia e seja compreensivo.
Estas técnicas são chamadas de “Escuta Ativa”. É um processo que deixa a outra pessoa saber que você estava prestando atenção e se interessando pelos pensamentos e opiniões dela. Isto é conhecido também, como “reciprocidade” (as duas pessoas estão comprometidas no processo de ouvir ativamente e trocar informações). Estas técnicas irão ajudá-lo a melhorar suas técnicas de comunicação e suas relações interpessoais".
.
Agradeço mais uma vez ao meu Prof. João Galbiatti Filho, que foi quem me mandou este texto por e-mail, e que agora compartilhei com vocês!
.
Um excelente fim de semana para todos!
.

0 comentários:

Postar um comentário