quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Fases do conflito

Segundo a Wikipédia, "O conflito surge quando há a necessidade de escolha entre situações que podem ser consideradas incompatíveis.Todas as situações de conflito são antagônicas e perturbam a ação ou a tomada de decisão por parte da pessoa ou de grupos. Trata-se de um fenômeno subjetivo, muitas vezes inconsciente ou de difícil percepção. As situações de conflito podem ser resultado da concorrência de respostas incompatíveis, ou seja, um choque de motivos, ou informações desencontradas".

.Veja logo abaixo as fases de um conflito:

terça-feira, 9 de setembro de 2008

9 de Setembro... Dia do Administrador

O administrador é aquele profissional que planeja, organiza, coordena e controla as atividades e processos das organizações, no sentido de proporcionar o desenvolvimento sócio-econômico das mesmas, e conseqüentemente, da sociedade em geral.
.
No dia 09 de setembro se comemora o dia desses profissionais, que possuem uma importância incrível na sociedade.
Sem os administradores, não teríamos o desenvolvimento das organizações, assim, os outros profissionais não iriam ter oportunidades de emprego, sem contar o caos social que se instalaria na sociedade sob essas condições.

Você sabe o que é conflito? ... Tem certeza?

Administrar conflitos nos dias atuais é perfeitamente normal e até desejável. Devido às constantes modificações que são implementadas nas organizações com alto grau de complexidades e especializações, fazem com que o conflito seja uma constante no ambiente de trabalho.
.
Os Conflitos são inerentes da vida em grupo e normalmente são gerados pela escassez de recursos para satisfazer todas as necessidades e desejos individuais.
.
Existem ainda, três caminhos do conflito:

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Grupo X Equipe

Semana passada em minha aula de Seminários de Tópicos Avançados, com o Prof. Mestre João Galbiatti Filho, foi discutido um tema que prendeu muito a minha atenção, por ser um dos temas que mais gosto de discutir, a questão da diferença entre ser um GRUPO e ser uma EQUIPE.
.
Mas existe diferença?
.
Sim. Para facilitar irei começar com a definição do que é um grupo e uma equipe.
No grupo todos trabalham voltados para os mesmos objetivos e têm seus papéis e funções definidos. Não obstante, os resultados ficam aquém do esperado. Por que será?

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Plano de Carreira - Mudanças

Como o próprio Darwin disse: “Não é o mais forte da espécie que sobrevive, nem o mais inteligente, mas sim aquele que responder melhor às mudanças”.
O mundo vive em constantes mudanças políticas, tecnológicas, economias, pessoais e na empresa. Agora eu pergunto para você: Estamos preparados para mudanças?
.
Alguns sim, outros não. Existem alguns profissionais que quando “ouvem” a palavra mudança reagem de forma negativa. Tem medo do novo, mas isso de certa forma é absolutamente normal.