quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Novos Horizontes

Como prometi na postagem anterior vou dizer um pouco como foi minha visita à BM&F BOVESPA S.A., e já fica aqui um conselho para que se você, um dia tiver a oportunidade de conhece-la, vá! É muito bom, divertido e sem contar novos conhecimentos que são adquiridos com essa visita!
.
Em minha visita monitorada à sede da BM&F BOVESPA pude entender os conceitos do mercado de ações e futuros na teoria e na prática, de forma simples e dinâmica.

.
Durante a visita foi possível conhecer o Espaço BM&FBOVESPA, o Pregão Viva-Voz e o Espaço Cultural com cinema 3D que explica os 118 anos de Bolsa paulista, que o índice Bovespa foi criado em 1968 e que até 1972 as cotações eram escritas a giz em uma lousa (substituída, desde então, por um placar eletrônico), uma simulação de negociação onde ex-operadores simulam uma transação em um palco com bancada de computadores e telefones e o museu da Bovespa, que em minha opinião foi um dos melhores que já visitei!
.
A BM&F BOVESPA S.A. - Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros foi criada em 2008 com a integração entre Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F) e Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA).
Juntas, as companhias formam a terceira maior bolsa do mundo em valor de mercado, a segunda das Américas e a líder no continente latino-americano.
.
A nova bolsa oferece para negociação ações, títulos e contratos referenciados em ativos financeiros, índices, taxas, mercadorias e moedas nas modalidades a vista e de liquidação futura.
.
A BM&FBOVESPA conta com avançados recursos tecnológicos para prestar serviços aos investidores. A maioria das ordens de compra e venda é processada eletronicamente, que possibilita melhor formação de preços e transparência na execução dos negócios. Para os mercados derivativos (mercadorias e futuros), está disponível também o pregão de viva voz.
.
O investidor pode ainda enviar ordens de compra e venda via internet, ter acesso a cotações e acompanhar seus investimentos nos diferentes mercados da Bolsa. Abaixo está listado os principais sistemas:
.Mega Bolsa
.
Plataforma eletrônica de negociação de alto desempenho: 99,5% das ordens enviadas ao sistema levam menos de um segundo para serem processadas.
.
GTS – Global Trading System
.
Utilizando os mais modernos requisitos de capacidade de processamento de ordens, o GTS apresenta avançados recursos de conectividade, desenvolvidos com base no protocolo FIX, atual padrão de comunicação eletrônica, perfazendo 250 transações por segundo.
.
Home Broker
.
Sistema que permite ao investidor, através do site da corretora, enviar ordens de compra e venda diretamente no Mega Bolsa. Foi criado para facilitar e agilizar o processo de negociação, atraindo mais pessoas físicas para o mercado de ações.
.
WebTrading
.
Sistema de negociação de minicontratos futuros via internet. O investidor pode colocar diretamente suas ordens de compra e venda em tempo real, através de software de comunicação instalado na corretora.
.
Mas afinal o que são ações?
.
Ações são títulos nominativos negociáveis que representam, para quem as possui, uma fração do capital social de uma empresa. Ação é um pedacinho de uma empresa. Com um ou mais pedacinhos da empresa, você se torna sócio dela.
.
Quais são os tipos de ação?
.
As ações podem ser:
ordinárias, que concedem àqueles que as possuem o poder de voto nas assembléias deliberativas da companhia; ou
preferenciais, que oferecem preferência na distribuição de resultados ou no reembolso do capital em caso de liquidação da companhia, não concedendo o direito de voto, ou restringindo-o. As ações, ordinárias ou preferenciais, são sempre nominativas, originando-se do fato a notação ON ou PN depois do nome da empresa.
.
O que são Bolsas de Valores?
.
São locais que oferecem condições e sistemas necessários para a realização de negociação de compra e venda de títulos e valores mobiliários de forma transparente. Além disso tem atividade de auto-regulação que visa preservar elevados padrões éticos de negociação, e divulgar as operações executadas com rapidez, amplitude e detalhes.
.
O que são Corretoras de Valores?
.
São instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Somente as corretoras estão habilitadas a executar operações de compra e venda de ações ou de derivativos na BOVESPA.
Há várias Corretoras aptas a negociarem em nome de seus clientes na BOVESPA.Elas podem ajudar você a escolher as melhores opções de investimento, de acordo com o seu perfil, já que elas contam com profissionais especializados em análise de mercado, de setores da economia e de companhias.
.
Quem são os Investidores?
.
São indivíduos ou instituições que aplicam recursos em busca de ganhos a médio e longo prazos, que operam nas Bolsas por meio de Corretoras e distribuidoras de valores, as quais executam suas ordens e recebem corretagens pelo seu serviço.
.
Se quiser entender mais sobre a BM&F BOVESPA S.A. visite o site http://www.bmfbovespa.com.br/portugues/Home.asp e lá encontrará mais informações para quem está querendo investir e para quem quer conhecer um pouco mais.
.
Depois que saímos do salão de corretagem onde aconteceu a simulação de uma negociação, com explicações como as questões que você viu acima, fomos a um auditório para uma mini palestra e livre para perguntas com o monitor Rui Paranhos.
.
Vou encerrando este post, pois se for contar tudo que aprendi esse post irá ficar muito extenso!! rsrs Mas como disse logo acima, não deixe de visitar o site da BOVESPA, que sabe você não se torna também um novo investidor?!!
Bons investimentos para você e até o próximo post!.
.

.

.
.
( O monitor Rui Paranhos e eu)
.

Um comentário:

  1. Olá Cybele!
    Muito legal o resumo de sua viagem a Bolsa e a breve explicação sobre a bolsa.
    Parabéns pelo Texto!
    Michael

    ResponderExcluir