quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Faça sua cooperação maior que seu prestígio

Quando as pessoas se reúnem em torno de um próposito comum, conseguem alcançar resultados que nenhum indivíduo seria capaz de obter sozinho. Trabalhar com os outros é criar oportunidades para maior cooperação e faz com que os empreendimentos mais notáveis sejam possíveis em nossas vidas e no mundo. No entando, algumas pessoas erroneamente pressupõem que, se trabalharem com outras, ou tratarem os colegas de trabalho como contribuintes igualmente valiosos, as pessoas de algum modo as respeitarão menos, ou que essa atitude reduzirá o valor de sua contribuição. O apego dessas pessoas ao prestígio as impede de cooperar com os outros e limita seu crescimento..
 Torne a cooperação maior que seu prestígio e encontrará ilimitadas possibilidades e sinergias ao combinar seus talentos e oportunidades com os dos outros.
Algumas pessoas nascem com prestígio - membros de famílias reais, filhos de celebridades, membros de classes superiores nos ambientes sociais em que as estruturas de classe ainda são observadas. Na maioria dos casos, no entanto, o prestígio tem lugar à medida quem aumentaram as contribuições e realizações de uma pessoa, que se torna reconhecida por elas. Não há nada errado em obter reconhecimento, mas se sua meta principal for alcançar e preservar um nível de status, você se desligará de uma importante fonte de realização e crescimento mais abrangente: cooperar com os outros..
"CONCENTRE-SE NA CONTRIBUIÇÃO DOS OUTROS"
.
Cooperar e favorecer a cooperação não significa que você tenha que concordar com o que os outros dizem ou meramente reagir às necessidades deles. Cooperar envolve concentrar-se em um objetivo comum e possibilitar que todos contribuam da melhor maneira possível.
.
O ato de preservar o status envolve nunca dar a impressão de estar errado, sempre receber o mérito e sempre preservar a aparência de superioridade com relação aos outros. Isso consome muita energia e também impede que você alcance resultados extraordinários.
.
As pessoas que alcançam grandes resultados por meio da crescente cooperação frequentemente são encaradas como uma ameaça pelos que estão preocupados em preservar seu prestígio. Se você estiver concentrado no reconhecimento, seja de forma consciente ou não, é muito difícil compreender como as pessoas que trabalham em prol de maior cooperação obtêm resultados.
.
Mas por onde devo começar?
.
Sendo sincero a respeito de suas intenções.
.

  • Por que você está realmente executando suas atividades?

  • Seu objetivo está relacionado com você e seu progresso ou você tem em mente gerar um resultado que favoreça os outros?

  • Em quê você está empenhado?

  • O que seu comportamento revela?
.
Às vezes, podemos nos surpreender com as respostas. Se seu ego ou sua necessidade de reconhecimento o estiverem impedindo de gerar o melhor resultado para outras pessoas, tente defender-se desse tipo de situação. .
.
Reconheça o talento e a contribuição dos outros. Dizem isso tanto no sentido de gratidão proativa - reconhecer que outras pessoas podem contribuir e que essa contribuição alcançará melhores resultados - quanto no sentido de um antigo e apreciado "Obrigado" pelo que elas fizeram.
.
Ninguém tem vontade de cooperar com pessoas que desejam receber todo o mérito por seus esforços. Se você está criando uma solução para uma pessoa ou grupo de pessoas, não deixe de reconhecer que elas terão importante contribuição a fazer.
.
São as soluções eficazes que aumentam o prestígio das pessoas, o bastante, pelo menos, para que lhes sejam concedida a oportunidade de criar mais.
.
Um ótimo dia para você e até o próximo post!
..

Um comentário:

  1. Muito bom Cybele,
    Seu texto me ajudou a exergar como é importante a cooperação no ambiente de trabalho, é importante cada pessoa vizualizar e aplicar isso no seu ambiente.
    Obs, O novo layout do site também ficou ótimo! Parabéns
    Michael

    ResponderExcluir