quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

A importância do intercâmbio para a carreira


A importância do intercâmbio para a carreira
Momentos de crise servem para evidenciar a importância de um intercâmbio cultural na carreira. Com menos recursos para realizar investimentos, as empresas passam a restringir suas atividades podendo, até mesmo, demitir alguns profissionais ficando aqueles com diferenciais.

A dificuldade para obter um emprego certamente é maior em momentos de recesso econômico, tornando assim a competição bem mais acirrada. É justamente em momentos como este que o profissional que realiza um programa de intercâmbio se destaca no mercado de trabalho.
 
Mas vale lembrar que o programa de intercâmbio não é a tão sonhada viagem para a Disney. O intercâmbio é a realização de uma viagem ao exterior para adquirir mais conhecimento de lugares diferentes do mundo, fazendo amizades e contatos, além de aprofundar o conhecimento em outras línguas e idiomas.
Através de um intercâmbio você consegue estudar fora do país, conhecer a cultura de outra nação, visitar lugares e destinos turísticos diversos do mundo todo, engrandecer o currículo com uma experiência internacional com vários tipos de intercâmbios, como:

• Intercâmbio cultural
• Intercâmbio profissional
• Intercâmbio universitário
• Intercâmbio científico

Fazer um intercâmbio hoje é uma alternativa conveniente de crescer profissionalmente. A maioria das empresas leva em consideração a experiência no exterior durante o processo de seleção para uma vaga.

Viver em outro país proporciona ao profissional conhecer hábitos diferentes, abrindo uma nova perspectiva, com isso o intercambista precisa se adaptar a um novo ambiente, enfrentar desafios e crescer.

Este é um dos motivos que os departamentos de Recursos Humanos de diversas empresas brasileiras levam em consideração a participação em programas de intercâmbio cultural no exterior na hora de contratar novos profissionais, pois, a adaptação os credencia a encarar desafios corporativos com sucesso.
Sabendo disso eu digo com muita alegria e com um pouco de frio na barriga, que já faz dois anos que estou planejando a minha viagem para o exterior. É pessoal... O planejamento de uma viagem dessa imensidão e importância demora um pouco, é preciso ter paciência e ser comprometido com o seu objetivo, mas acredito que o esforço valha à pena, e depois é só colher os resultados.

Uma dica é pesquisar em agências especializadas em intercâmbio como, por exemplo, a CI Intercâmbio, a IE Intercâmbio, a STB Intercâmbio e a Portal do Intercâmbio, todos com grande respaldo no mercado e verificar também os melhores pacotes e promoções.
Outra forma muito legal e interessante de pesquisar é conversar com pessoas que já fizeram intercâmbio e pedir dicas.

Segue aqui uma entrevista do Portal FUNDACE sobre o Intercâmbio Profissional no Exterior com a Professora e Doutora da FEA - USP de Ribeirão Preto - Irene Kazumi Miura e o convidado Raphael Camargo Costa - Presidente da AIESEC em Ribeirão Preto.



Clique aqui e ouça a entrevista:


Um abraço e até o próximo post!

0 comentários:

Postar um comentário