quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Headhunters - Como chamar a atenção deles?

Estava lendo o site da Você S/A encontrei um artigo que fala sobre os headhunter e os métodos de trabalho e o que fazer para chamar a atenção deles, então decidi repassar estas informações para vocês e mais algumas outras que pesquisei. Vamos lá?
.
Primeiramente você sabe o que é um Headhunter?.
Literalmente, headhunter significa "caçador de cabeças". Mas, na verdade, ele é muito mais que isso. Podemos dizer que headhunter é um caçador de talentos, ou especialista em recrutamento. Ele parte em busca de grandes potenciais, a fim de encontrar a pessoa certa para ocupar um importante cargo na empresa que contratou seus serviços. Geralmente, essa empresa precisa que a contratação seja rápida e sigilosa.

.Há um curso para formação de headhunters?
.Não, pois essa profissão vai muito além de aulas ou explicações. Um headhunter pode ser formado em diversas áreas, mas há alguns fatores que realmente fazem a diferença para o sucesso na carreira: a rede de contatos, uma visão ampla de mercado e, principalmente, habilidade e agilidade em lidar com pessoas.
Presume-se que quando uma empresa contrata um headhunter é porque ela confia na rede de relacionamentos que ele tem e na habilidade dele em caçar, em ir ao mercado e encontrar a pessoa certa.

.Para atrair a atenção de um headhunter é preciso que você CULTIVE SEUS CONTATOS. Dependendo do perfil da vaga, os recrutadores miram imediatamente profissionais de determinadas organizações, que têm cultura semelhante à da empresa que os contratou. Além disso, os caçadores de talentos mapeiam o mercado, pedindo indicações, ouvindo sugestões e fazendo perguntas. Por isso, quem tem uma rede de relacionamentos ativa possui mais chances de ser encontrado. No entanto enviar seu currículo diretamente para estes "caçadores" pode não dar muito certo. Por ser muito requisitados eles tedem a ser ariscos com contatos desconhecidos. O grande problema, segundo os headhunters, é que muita gente entra em contato sem a preocupação de analisar se tem o perfil que estes profissionais estão à procura. Antes de enviar o currículo para um headhunter, avalie para que setores e níveis hierárquicos esse profissional costuma recrutar.
.
"NÃO DESPERDICE ENERGIA COM CONTATOS INFRUTÍFEROS”
.
Para os Headhunters COMPORTAMENTO É TUDO. Além da capacitação técnica, eles ficam atentos à personalidade do executivo. Nem sempre o escolhido é o melhor profissional, mas o que tem as habilidades emocionais e comportamentais mais alinhadas ao perfil da companhia e do cargo. Para encontrar informações sobre características comportamentais, os caça-talentos procuram ex-chefes, ex-colegas de trabalho, clientes ou antigos subordinados. É claro que uma boa formação é fundamental para a escolha de um executivo, ainda mais para altos cargos. Mas, isoladamente, não impressiona um recrutador. Além do comportamento, os headhunters verificam a experiência profi ssional. Eles possuem o hábito de olhar o antes, o durante e o depois das realizações de um candidato em cada empresa e o cargo pelo qual passou, ou seja, invista na formação, mas saiba que sozinha ela não garante uma colocação. Você será avaliado também pela sua experiência na prática.
.
“SABER IDENTIFICAR OS MARCOS DA CARREIRA REVELA MATURIDADE E BOA CAPACIDADE ANALÍTICA”
.
Vale lembrar também que NÃO SE DEVE MENTIR os Headhunters valorizam quem reconhece os próprios erros. Aprender com os tropeços é uma habilidade valorizada por eles. Não minta para encobertar um fracasso. A mentira, se descoberta, comprometerá a sua credibilidade. Numa entrevista, conte sua trajetória de carreira sucintamente. Destaque pontos importantes, que mostrem, por exemplo, como você reagiu a situações difíceis e o que aprendeu com elas.
.

2 comentários:

  1. Brilhante Cybele!

    eu particularmente nunca tinha ouvido ou visto este termo, "headhunters" ou caçadores de cabeças, é interessante isso, posso dizer que já fui contemplado por um headhunter, embora informalmente, fui indicado por uma pessoa de grande influência aqui na região, fui um felizardo, quando somos achado assim, também nos tornamos um influenciador, muitas pessoas me pedem para encontrar uma pessoas para suprir as necessidades de suas empresas, embora não sejam para vagas de executivos, mas ja me sinto muito bem, mesmo quando me pedem para achar um simples bom vendedor.

    ResponderExcluir
  2. Olá Cybele,
    Eu sinceramente também nao conhecia esse termo "headhunters" e realmente é muito interessante os metodos que as grandes empresas utilizam hoje em dia para recrutar novos executivos e funcionários, por isso acho que construir um bom bom network é cada vez mais importante!
    Bela postagem, Parabéns
    Michael

    ResponderExcluir