quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Análise SWOT Pessoal

Em planejamento estratégico, a análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats, em português - Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) é uma maneira eficiente de identificar os pontos fortes e fracos de uma organização, assim como examinar as oportunidades e as ameaças que poderão ser enfrentadas no mercado de atuação. No final obtemos informações internas da empresa (strengths and weaknesses, forças e fraquezas) e fatores externos (opportunities and threats, oportunidades e ameaças). Mas, e se resolvermos usar essa ferramenta em benefício próprio fazendo uma "análise SWOT pessoal", como seria?
.
É preciso ter autoconfiança, para saber onde estamos e onde queremos chegar dentro de algum tempo, sempre levando em conta as forças macro ambientais (econômicas, socioculturais, tecnológicas, mercadológicas) e agentes micro ambientais, em nível individual (formação, experiência, conhecimentos, capacidade de aprender, personalidade, aspectos financeiros).
  Claro, se a vida é de cada um, o mesmo pode-se dizer da carreira profissional em tempos de pensamentos, idéias e inspirações globalizados. .

 "NÃO EXISTE PRODUTO MADURO SEM OPORTUNIDADES, MAS GERENTES SEM IMAGINAÇÃO" (Philip Kotler)

 O objetivo da "análise SWOT", no planejamento estratégico, não é somente apresentar um panorama de seu próprio negócio, mas também dos concorrentes e do ambiente de negócios em que se pretende entrar ou no qual já se atue. Este tipo de análise permite uma visão de onde se encontra a empresa e serve de apoio para que as fraquezas da mesma sejam minimizadas e os pontos fortes maximizados e melhor aproveitados. Da mesma forma, uma "análise SWOT pessoal" pode nos dar uma visão das nossas qualificações e do momento profissional que estamos com os mesmos pontos fortes e fracos. A partir daí podemos descobrir quais competências e conhecimentos temos que irá permitir descobrirmos novos rumos na carreira e quais são necessários desenvolver para acompanhar as mudanças atuais.
.
A seguir estão algumas questões que podem ser estudadas para uma "análise SWOT" pessoal:
.Strengths/Forças:

  • Quais são as suas vantagens como profissional? O que o mercado, sua empresa e seus colegas percebem como sua maior força? Qual o seu grau de esclarecimento e informação sobre o mundo ao redor? O que você faz de melhor? Qual o seu diferencial dentre os seus concorrentes?
Weaknesses/Fraquezas:

  • O que você pode melhorar? Que tipo de tarefa/atribuições você ainda não faz satisfatoriamente? O que deve ser evitado? Existem queixas de seu superior direto?
Opportunities/Oportunidades:

  • Existe alguma tendência do mercado que pode ser vista como o "pulo do gato" para você? Existe alguma área na qual você nunca esteve antes, mas pode investir e prestar um bom serviço ou oferecer um bom trabalho? Quais as verdadeiras oportunidades à mostra no mercado de trabalho atual? Invista em seu networking.
Threats/Ameaças:

  • Que obstáculos você pode prever? O que os outros profissionais como você estão fazendo? Há mudanças das competências necessárias para sua área de atuação? Você passa por problemas financeiros, de desenvolvimento ou algum outro não identificado? Você sente que, de forma geral, os seus concorrentes estão se fortalecendo? Existem outros fatores que podem impedir o seu sucesso na carreira?
.
Respondenda com consciência e certa abstração a essas perguntas, analise o seu momento pessoal e profissional, trace o perfil que deseja para a sua carreira e defina que rumos tomar a partir daí.
.
Eu por exemplo, fiz a minha "análise SWOT pessoal" para poder ter essa visão de um todo do mercado, das minhas competências, dificuldades e as oportunidades que poderei criar e aproveitar as que surgirem em meu caminho. Posso dizer que criei uma grande oportunidade e certo diferencial de meus "concorrentes" ou colegas de profissão com este blog. Ampliei meu Networking, o que é uma ferramenta indispensável para a conquista de objetivos e do sucesso, seja qual for a idéia que se tem dele.
.
E você, possui uma Análise SWOT Pessoal? Deixe seu comentário, conte sua experiência!
Grande abraço e até o próximo post!
.

0 comentários:

Postar um comentário