sexta-feira, 8 de agosto de 2008

"Faça sua performance maior que os aplausos"

Vamos iniciar o fim de semana com mais esta reflexão sobre crescimento pessoal.
.
A melhora do nosso desempenho é fundamental para o crescimento na vida. Se você se tornar mais habilidoso e útil, receberá mais aplausos de um público cada vez maior. Isso pode ser maravilhoso e certamente muito bom, mas podemos nos sentir tentados a começar a organizar nossa vida em torno do reconhecimento e dos elogios de outras pessoas, de sempre repetir o que fez com que você originalmente recebesse os aplausos, em vez de se dedicar a algo novo, melhor e diferente, como eu e o meu blog, por exemplo. Sempre gostei de escrever e um dia decidi iniciar um blog para dividir meus conhecimentos e aprender também, estou me dedicando a algo novo, melhor e diferente, posso dizer, com modéstia, que estou recebendo muitos aplausos, mas mantenho o foco em minha performance neste blog, procurando postar assuntos interessantes para os que o lêem.

“Cresça por meio do desempenho”
.
O perigo para os que se preocupam mais com os aplausos é que isso se torne mais importante que o aprimoramento da sua performance.
Quantas pessoas nós conhecemos que seja lá o que fazem, sempre fazem bem?
Essas pessoas que certamente admiramos e muitas vezes aplaudimos, são pessoas que sempre se esforçam para melhorar, fazer algo novo, procura sempre a melhora do seu desempenho, independente do quanto possam ser aclamadas, elas continuam a se aprimorar.
.
Sabemos que o futuro é criado por meio da ação e do desempenho, podemos ter uma idéia ou visão de um grande futuro, mas a idéia e a visão só se tornam reais quando empreendemos ações diretamente voltadas à obtenção de metas específicas, como já citei em outro post (http://padoan.blogspot.com/2008/07/corrida-para-o-desenvolvimento.html) eu não possuía, por volta de 5 ou 6 anos atrás, muitos objetivos, metas ou planos em minha vida, mas através de exemplos de pessoas que me motivaram e acreditaram em mim, aprendi, me esforcei e me dediquei ao meu desenvolvimento, à minha performance, por isso digo a vocês que não é tarde independente da idade, do momento da vida de cada um de vocês, para se dedicar, aprender mais e melhorar sempre.

.“Mantenha a performance estimulante”
.Os aplausos resultantes da performance são apenas um subproduto que pode ser muito útil e valioso, mas não deverá ser o foco primário. Você tem o controle do seu desempenho, mas nunca controla a reação, a aprovação ou os elogios das outras pessoas. O objetivo aqui é sempre melhorar, reconhecer o quanto você já caminhou, mas também continuar avançando, sempre tornando seu futuro maior que o seu passado.
.Os elogios podem ser uma forma extremamente proveitosa de favorecer o crescimento, abrem portas para todos os tipos de oportunidades, recursos e possibilidades que podem respaldar o desempenho em um nível ainda mais elevado. No entanto, o considerar como uma finalidade em si, o aplauso atrapalha o crescimento, reprime a imaginação e debilita a motivação. Se você sempre se concentrar em focalizar e aprimorar seu desempenho e tratar os elogios como um subproduto que aceita com gratidão, poderá assegurar um contínuo crescimento.
.Por onde devemos começar?
.Trate os elogios como algo pelo que você deve ser grato, e não como algo a que tem direito. Ser grato pelos aplausos o isola da tentação de esperar o reconhecimento. Se dedique ao desempenho, se fizer isso, os aplausos cuidarão de si mesmos.
.
Desejo a todos um ótimo final de semana, e até o próximo post!
.
.

2 comentários:

  1. Cybele,
    Com certeza você merece aplausos para o trabalho realizado nesse blog, por toda sua dedicação em coletar as informações e repassar aos seus leitores de forma tão brilhante!
    Mais uma vez parabéns vc está no caminho certo!
    Um Grande Beijo!
    Michael

    ResponderExcluir
  2. Oi Michael! Agradeço muito seu apoio!

    Bjo

    ResponderExcluir