sexta-feira, 27 de junho de 2008

Marketing Pessoal - Você tem uma Marca Profissional?

Marketing Pessoal hoje, é a ferramenta mais eficiente de fazer com que seus pensamentos e atitudes, sua apresentação e comunicação, trabalhem a ser favor no ambiente profissional. Além desses detalhes o cuidado com a ética e a capacidade de liderar, a habilidade de se auto-motivar e de motivar as pessoas a sua volta, também fazem parte do Marketing Pessoal.
.
E dentro deste tema temos a Marca profissional, e tomando como exemplo o mais famoso ator dos primeiros tempo do cinema hollywoodiano e posteriormente diretor, o Sr. Charles "Charlie" Spencer Chaplin - também conhecido por Carlitos no Brasil, expressa claramente o que é a "marca profissional".  

Charlie Chaplin era canhoto, tinha maneiras refinadas e a dignidade de um cavalheiro que vestia um casaco firme, calças e
 sapatos mais largos que o seu número, uma cartola, uma bengala e sua marca pessoal, um bigode.
 Chaplin foi uma das personalidades mais criativas da era do cinema mudo; ele atuou, dirigiu, escreveu, produziu e financiou os seus próprios filmes.
.
A Marca Profissional é algo que faça seus clientes lembrarem sempre de você, isso vai gravar sua imagem na cabeça de seus clientes de tal maneira que nem em cinqüenta anos eles o esquecerão.
.
Devem estar se perguntado, mas como se constroe uma marca profissional?
.
Isso leva tempo, não é somente usar roupas adequadas à nossa profissão e dizer palavras e jargões utilizados no mercado, qualquer coisa vale, desde que seja sincera e mostre sua postura diante de algo, você precisa marcar a sua personalidade!
.
Pode ser um jargão, um estilo de se vestir, um gesto, um perfume, são coisas que mostrem a sua posição diante da vida, todos percebem que você tem uma personalidade forte e marcante e passam a respeitar isso, por esse motivo sua imagem fica guardada na mente de todos.
.
Existem muitos outros exemplos em nosso dia-a-dia como, o Pelé que tem como marca profissional o soco no ar, Silvio Santos com o jargão "quem quer dinheito?", Elvis presley e a sua famosa marca profissional, o topete.
.
Essas marcas são muito importantes e uma ferramenta muito valiosa à favor ou contra a sua carreira, mas se você ainda não tem sua MARCA PROFISSIONAL, analise, estude, pense a respeito, e descubra qual a sua verdadeira imagem, e como gostaria de ser lembrado por seus clientes, uma frase de efeito, um perfume característico, um gesto marcante como mandar um cartão ou e-mail após o primeiro contato, qualquer coisa serve, desde que mostre quem você realmente é, o que realmente pensa e o que realmente você quer mostrar a seu respeito.

0 comentários:

Postar um comentário