terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Inclusão do Brasil no G8

Estava lendo uma noticia sobre a inclusão do Brasil no G8, onde o Presidente da França, Nicolas Sarkozy, defendeu nesta terça-feira a inclusão do Brasil, China e Índia no G8, grupo que reúne os países mais ricos do mundo como Estados Unidos, Japão, Alemanha, Canadá, França, Itália, Reino Unido e Rússia.
.
O presidente Lula enfatizou o pedido de Sarkozy e disse que o G8 necessita de uma reformulação. Ele afirmou ser o brasileiro que em toda a história da independência do Brasil fez mais propaganda para o consumo. "Crise a gente não enfrenta com choradeira, mas sim com investimentos".

O presidente disse também que aqueles que criticam o País por estar excessivamente voltado para o Mercosul possuem uma grande carga de preconceito. "Alguns querem que a gente só olhe para os Estados Unidos e para Europa, mas nós temos que ajudar os países do Mercosul a se desenvolver."
.Ele lembrou, ainda, que hoje a França é um mercado prioritário para as exportações brasileiras, já que é o quarto maior investidor do mundo no País.
.
Fonte: Terra
.
Gostaria de saber a opinião dos meus leitores a respeito deste assunto, por isso deixo abaixo algumas questões:
.
O que você acha do Brasil vir a fazer parte do G8?
Você acha que seria bom para o Brasil? E quais seriam os impactos da entrada do Brasil neste grupo, caso venha a acontecer?

Compartilhe a sua opnião, deixe seu comentário!!

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Acredito que o Brasil tem boas chanches de ter uma cadeira no G8 pois tem o apoio de líderes vários paises e a ideia do G8 é ter um representante de cada continente.

    Uma das vantagens é que com a integração do Brasil e de outros paises emergentes como a China e India o sistema financeiro mundial pode se tornar mais democrático e justo, visto que hoje a economia mundial eh ditada pelo então formado G8.

    ResponderExcluir
  3. Vai mostrar apenas um realinhamento das economias, porém ainda vai ter muita gente passando fome e muita gente nadando em dinheiro.

    Pra mim não é importante se o país faz parte do G8 ou não.

    ResponderExcluir